quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Pro dia nascer feliz

Terça-feira passada, tive a feliz idéia de assistir à pré-estréia do filme "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim, o mesmo diretor do fabuloso "Janelas da Alma". Depois da sessão, a platéia de 400 pessoas foi contemplada com a presença do diretor, do Dimenstein e de uma personagem do filme, a Valéria, diretamente de Manari - PE. Foi uma noite fantástica, onde minhas caraminholas puderam se alimentar muito.

Em suma, o filme é um documentário sobre o panorama da educação e os jovens brasileiros. Valéria, a personagem mais fantástica descoberta por João, é uma adolescente do sertãozão, que nos impressiona com suas belas poesias. Pensando bem... Valéria é uma verdadeira flor no deserto, uma"patativa do assaré" versão feminina, em uma cidade escolhida por ter o menor índice de IDH do Brasil. Quis pedir o e-mail dela no final do debate, mas as perguntas nunca se esgotavam e tive que ir embora. E resta saber se ela tinha ao menos um e-mail...

Há também outros personagens que mexem com a gente... A Cissa do Colégio Santa Cruz (o único colégio particular retratado no filme) que nos comove com suas declarações de menina estudiosa e a sinceridade de encarar a situação do "outro", que podemos enxergar em nós mesmos. Tem o menino do Rio, de Duque de Caxias, que vive uma inevitável paquera com o mundo do tráfico, mas que ainda não pulou o muro de vez e resiste tocando atabaque, recrutado às atividades culturais da escola.

O filme é impressionante tanto pelos contrastes sólidos, quanto pela unanimidade da angústia de ser jovem. O filme escancara a falta de atenção à educação, aos professores, e aos jovens: agressivos, carentes, perdidos... O filme é uma janela para alma da cidade grande (envolvida pelo tráfico, pelo descaso, pela corrupção), uma janela pra alma das cidades pequenas, uma janela para nossa falta de humanidade.

PS - Esqueci de perguntar pro Jardim o porquê deste título a la "barão vermelho"... Mas valeu a brincadeira de vocês, queridos.

PS do PS - Outra coisa... Vão ao cinema e assistam ao filme em questão. Vale a pena! Rô!!! Você vai pirar. E se tivesse na platéia, teria xingado o Dimenstein como muitos fizeram. Hahahaha!

PS do PS do PS - Próximo filme: o Labirinto de Fauno

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Essa é a vida que eu quis! ;)

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

O mundo inteiro acordar/ E a gente dormir DORMIR

:)

7:24 PM  
Blogger menina said...

Putz, tava louca pra ver esse filme e você terminou de me seduzir.
Fui! (pro cinema)

5:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

E eu tive a infeliz ideia de ir assistir labirinto de Fauno ao invés desse... pior escolha impossível...

9:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tô apaixonado pelo filme. Quero publicar a Valéria no CCC!

11:31 AM  

Postar um comentário

<< Home