segunda-feira, janeiro 29, 2007

Homo Ludens

Neste feriado de São Paulo fui visitar meu afilhado em Minas. E passei boa parte do meu tempo pensando: o que dar para uma criança de seis anos que já têm muitos brinquedos, como videogame, computador, bicicleta, bola de futebol, DVDs de filmes???

As crianças hoje em dia já sabem deletar e salvar muito antes de aprender a contar até dez. Impressionante como manuseiam o mouse e o joystick. Mas será que nós, adultos, não estamos alimentando em demasia esta onda tecnológica e nos esquecendo das coisas e brinquedos mais simples que envolvem o lúdico???

Pois bem... feito esta reflexão, após ler o texto da
Rosely Sayão sobre a influência que nós, pais e educadores, exercemos sobre os pequenos, fui a uma loja fantástica de brinquedos educativos: a Trenzinho. Lá me deliciei com todas aquelas casinhas de madeira, cavalinhos, jogos de tabuleiro, coisas de tinta, massinhas, bonecos de fantoches, bonecas de pano... Um mundo mágico da imaginação, onde brincar é sinônimo de descobrir e criar.

Por fim, escolhi o jogo "ludo" e presenteei meu afilhado. Ele ficou encantado com os dados e com as cores do tabuleiro. Descobri que apresenta um pouco de dificuldade para contar, que logo será sanada de tanto jogar o tal ludo com sua irmãzinha. Outra coisa... Para jogar os jogos de videogame, nunca pediu ou precisou da companhia da irmã. Agora, para jogar ludo, que é um jogo que se joga com mais pessoas, ele precisa interagir com amigos e irmãos. E achei isso ótimo. Acho que ele também vai curtir esta experiência.

PS - Natália!!! A Esther é muito linda!!! Que benção esta pequena em seu caminho, hein?! Desejo que ela ouça muitas canções da palavra cantada em sua companhia. Que ela seja uma criança-criança, que brinque do corre-cotia e que seja sua parceirona nos sorrisos. Beijão procê.

PS do PS - Rô!!! Vou assistir Labirinto do Fauno ainda esta semana, antes que saia de cartaz. Ando muito devagar para e-mails, mas estou com saudades de conversar com você. Bjão!

PS para as minas blogueiras - Salve Fê! Que bom que retornou!!! E precisamos conversar... eu, vc e Jú. Muitos projetos neste ano de 2007. Nós três!!!



4 Comments:

Blogger Juliana said...

Ueba! Vc sabe que eu já comecei os movimentos clandestinos... hehe! É nóis nas fritas!
Bjos,
Ju

6:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esse brinquedo é tão brinquedo que o nome dele signfica... BRINQUEDO/BRINCAR.

:)

1:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Você fez muito bem, Mô (posso te chamar assim? ;) ). Ótimo pra desenvolver o raciocínio e fazer com que ele possa se interagir com a irmãzinha e amigos.
Mais pra frente, quero dar um tabuleiro de xadrez (ou outro tipo de jogo) para o meu primo, ou futuros sobrinhos, ou até mesmo pra Esther.

Beijos.

1:56 PM  
Blogger menina said...

Projetos? Onde, onde?
Eu também, com um pouco de atraso, já comecei os meus ataques secretos. E, como diz o pinguim de Madagascar: "você não viu...nada!"
Beijocas,

5:36 PM  

Postar um comentário

<< Home