segunda-feira, janeiro 05, 2009

2009 - O ano da festa do Boi

Passei o ano todo tentanto entender esta benditinha inquieta que mora comigo e me faz ser a Mônica que sou. Esta que vos fala e desembesta palavras, às vezes, tão contraditórias. Esta que possui vários "eus" como faz jus ao título do blog, inspirado no livro do Flávio de Souza "Eu e Mim Mesmo", que li quando tinha oito anos e desde então não mais me esqueci da saga do menininho e sua crise de identidade que ora era Luiz, ora era Fernando.
Procurei ajuda do João e do seu Riobaldo que tanto tem dentro de mim. Procurei Miguilim. Achei graça e sossego na poesia do Nhambuzim.
Inspirei-me em Selma, esta ovelhinha simpática a quem tanto invejo por sua doce simplicidade. Assim como na canção do Pato Fu que resume o café com leite nas casinhas simples da cidade. Pedi benção às montanhas mineiras. Conversei com São Jorge Guerreiro.
Busquei desesperadamente no contemporâneo partes da resposta que procuro. Achei a Adriana, o Galera, o Mutarelli, o Marcelino. Ah, Marcelino! Sem dúvida, a literatura me fez uma boa companhia.
E nesta moda de viola acelerada - ou está mais para um chorinho brejeiro e alegre? - eu e mim mesma vivenciamos muitas mudanças. Ah, quantas aconteceram! 2008 foi um ano de rumo novo, sonho realizado, vôo alto, o tatu bolinha teve pouco tempo de ficar devaneando sozinho em sua casa. Trabalhou muito. Teve que compartilhar, casar idéias, reconhecer olhares de frio, dançar com os sorrisos dos novos e tão queridos amigos. E por falar em amigos... esses que nos movem... chegando e partindo... regressando... amigos são sempre a melhor parte desta vida bendita. Afinal são eles que dão sentido à minha alma inquieta, me colorem de inspiração e me deixam com coração quente para sempre recomeçar a viagem de seguir caminho por este mundão afora.

Que venha 2009 fogoso, como numa festa de boi... Pois eu e mim mesma - embora ainda estejamos tentando nos desvendar - já nos enchemos de coragem pra dançarmos juntos. Com vestido, fitas, cantoria, dedilhado de viola e com muita fé!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tem lugar para mais uma nessa dança de roda?

Feliz 2009 ;)

Beijão

12:03 PM  
Blogger Madalena said...

Deixei um comentário aqui, mas num apareceu... será que deu erro? Fui censurada?? Hehe!
Beijos,
Ju

8:50 PM  
Blogger Madalena said...

Querida Mô,
que esse ano traga muitas danças alegres, e que possamos, acima de tudo, dançar sempre todos de braços dados. Esse tesouro de amizade que temos é o que faz a dança continuar, em qualquer ritmo.
Beijos!
Ju

11:23 PM  
Blogger Andréa said...

Olá!!
Cheguei até aqui por meio de um outro blog (o Eu Comigo Mesmo, do Rafa Cury) e gostei bastante!!
Um abraço e um 2009 cheio de música e alegria,

Andréa

6:13 PM  

Postar um comentário

<< Home